quarta-feira, 9 de maio de 2007

Aleluia, somos irmãos

Sempre nos respeitámos. Sempre nos tratámos como amigos. Respeito, irmandade e dever. Não acredito em amizades eternas, mas acredito que as amizades existem. E se o mundo falhar, se as coisas correrem mal, eu sei que posso contar contigo e tu comigo.
Contudo tens defeitos. Todos os temos. Uns mais que outros. E apesar de tudo, não consigo escapar os teus defeitos. Não consigo. Porque és imperfeito. Sem ideias de grandeza. Oco nesse aspecto. Preferes que te liderem do que seres tu a liderar. E por muito que digas:
“O mundo não precisa de líderes.”
Estás infelizmente errado. O mundo precisa que o liderem, precisa que o comandem, precisa que o ordenem. E tu, mal sabes, mas todos te controlam, todos te dominam. Como se fosses um animal, preso. Rastejando contra a porta, esperando que te levem a passear. Não sabes dominar. Não sabes dizer o que queres.
E agora, agora que és novo, é difícil perceberes a maneira como te abusam. Mas futuramente irás perceber. Que todos te usam. És quem és, e por muito que me esforce isso nunca vai mudar. Não és mau amigo, traidor ou mesmo desrespeitador. Mas não gostas de liderar. Não suportas esse facto. Dizes estupefacto:
“Porque precisa o mundo de líderes? A pergunta é, porquê acreditar na existência de um bom líder, se este nem é preciso existir?”
Se o mundo não tivesse líderes, estaríamos perdidos. Vê o exemplo de agora. Todos se comandam a si mesmos, e contudo, basta que alguém saiba falar e tem todos á perna. Todos confiam nele e todos o seguem. Se o mundo não tivesse líderes, o primeiro a aprender a manipular, seria rei. Porque temos a tendência de usar uns aos outros. De usar e abusar. E não é possível ensinar a contrariar este feio vício. Apenas se ensina a prevenir. A prevenir que não te usem. A prevenir que não te enganem. Mas mesmo assim, seremos sempre enganados e controlados. E a única maneira de saberes que não te enganam, é atingindo o topo. É por isso que sempre te quis no topo, a meu lado.
E isso leva-nos àquilo que tu não és: um líder. Vejo com bons olhos os teus avanços, a tua maneira de prevenires quem te tenta usar. És quem és, e estou-te grato. Não és um líder, és alguém de confiança. És um irmão. Espero apenas que não te arrependas da tua escolha de seres quem és.

Sem comentários: