quinta-feira, 31 de maio de 2007

Análise de uma passagem do Novo Testamento

A comparação dos dois filhos

Mateus 21, versículos 28 – 30

“28Jesus falou ainda deste modo: «Que lhes parece? Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse-lhe: «Filho, vai trabalhar hoje para a vinha.» 29Mas ele respondeu: «Não Quero!» Depois arrependeu-se e foi. 30Dirigiu-se também ao outro filho e fez-lhe o mesmo pedido. E ele respondeu. «Vou, sim, senhor!» Mas não foi.”

O Primeiro Filho

O primeiro filho, recusou o pedido inicialmente, mas acabou por aceitar.
Este representa Israel, que inicialmente não aceitou a palavra de Cristo, mas acabou por se tornar crente. Representa todos nós, quando sentimos uma necessidade de procurar uma razão para acreditar em Deus.

O Segundo Filho

O segundo filho aceitou o pedido, mas depois não foi a vinha como prometera.
Este representa os falsos crentes, que por muito que apregoe e acredite em Deus, acaba por no fim se demonstrar como um falso crente. Representa todos os que acreditam e não questionam, acabando por no fundo não saber o quem é realmente o Deus que acreditam.

Conclusão

Deus dá valor a quem acaba por acreditar nele, do que aqueles que cegamente vêem deus, mas nunca o deixam crescer na sua razão.
Deus é portanto como um adereço a nossa vida, um hábito que por vezes podemos questionar, para mais tarde o encontrarmos.

(Nota pessoal: Trabalhos de religião são a melhor maneira de provar aquilo que não somos.)

Sem comentários: