sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Pensei que os direitos do homem, eram para todos

Acho que sim. Hoje oiço admirado, como a mais de duzentos anos, homens perceberam que tudo estava mal. Perceberam que todos os indivíduos merecem um lugar neste mundo. Usaram a razão e a ideia que todos devemos ter instrução e oportunidade para um futuro justo e assegurado.
Que evolução deve ter sido. Passar das idades das trevas, idade média para um mundo em que todos poderiam estudar. Todos poderiam aprender a viver. Todos teriam direito a vida. É claro que de uma maneira ainda limitada.
Contudo a ideia é grandiosa. Ainda hoje acreditamos que sim, que é possível todos podermos viver assim. Diz-se hoje em dia que todos os indivíduos têm direito a vida. Todos? No fundo não mudou muito desde esses tempos da Revolução Francesa, dessa época iluminista.
Na altura apenas os com dinheiro poderiam ter esses direitos. E hoje? Só os ricos têm direito a igualdade, a felicidade, a vida. Gostava que pudessem alterar os “Direitos Universais do Homem”, para algo como “Direitos dos Homens com Dinheiro”.
Acho que será sempre absurdo a ideia de direitos iguais para todos. Contudo, apoio que todas as crianças deviam ter o mesmo: Pais que os amem, Amigos, Educação e tecto, comida e água. Todos devíamos ter direito a vida. Contudo tal não é verdade.
Esperemos apenas que notem o erro, nesse documento dos direitos universais, e o alterem, a ele, ou ao mundo.

Sem comentários: