quinta-feira, 26 de abril de 2007

Textos soltos: Paz

Meu amigo,

“Escrevo-te para dizer como podemos construir um mundo melhor.”

Não é de mim ou de ti que o futuro depende é de toda a gente, se vires alguém na rua que é boa ou má é porque ela quer. E se ela quiser pode ser da sua ajuda que depende o futuro. Um futuro melhor não é o que parece o que se quer hoje em dia.

Ainda me lembro de um dia de aulas em que numa ficha de trabalho, tal como em muitas outras, nesta ficha discutiamos factos de opiniões, aparecia uma frase ao qual me fez pensar talvez só eu tenha “bloqueado” naquela pergunta, ela fez-me pensar. “Com um pouco de prática qualquer pessoa pode fazer o pino.” Foi esta mesma frase.

Pensei muito até a deixei para o fim, na minha opinião era um facto, pois concordo que até eu (que não sei fazer o pino) aprenderia. Esta frase faz pensar no futuro e se mudássemos esta frase e perguntassemos ao mundo “Com um pouco de prática todos nós faremos a paz? Facto ou opinião?” E a resposta deveria ser facto, e se disessem que era um facto então patriquem a paz. Só que hoje em dia no pensamento das pessoas so há uma coisa que elas sabem “Só acredito naquilo que vejo.” Diz-me é esta a atitude correta?

Na sala de aula chegamos à frase “Com um pouco de prática qualquer pessoa pode fazer o pino.” Dentro de mim pensei que não iam concordar comigo pois as pessoas hoje em dia pensam que é impossivel fazermos aquilo que queremos. Decidi ouvir a opinião da minha turma sobre a pergunta, e todos disseram que era uma “opinião”, eu não fiquei calado e dei a minha opinião.Todos se pusseram a discutir mas com um certo gozo, não liguei quis ouvir o que ía dizer a professora. E ela disse que era uma opinião, eu gritei bem alto “Nós podemos fazer tudo o que quisermos, é só querermos!” a aula começou-se a rir dando ideias que parecem absurdas, mas na verdade no passado alguém pode ter dito “Enventarei uma máquina que pode congelar comida!” nessa altura podem ter morrido de riso. E hoje, eles continuam a rir?

“Na vida presente o bem material é o mais importante”, é esta a frase que está na mente das pessoas hoje em dia quase que é necessário ir ver ao dicionário para percebê-la.

Se querem um “bem material” tenham um amigo pois a Bíblia diz: ”Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro.” É esta é a chave para a paz, para um futuro melhor, e para a vida.

“Não podes lamentar-te por não teres um amigo. O defeito é teu e não do mundo.”

Todos nós vemos organizações para ajudar os necessitados, que estão doentes podemos ter pena deles, chorar por eles, só que “Meu amigo é aquele que me socorre, não aquele que tem pena de mim.”

Por isso para além do esforço dos outros, tu podes ajudar o mundo a mudar...para melhor!
Do teu amigo.

14-11-2004

Sem comentários: