quarta-feira, 11 de julho de 2007

A frustração da tecnologia

A tecnologia dá nos tudo num segundo. A tecnologia tira-nos tudo num segundo.
Traz-nos memórias num CD, vidas numa pendrive, gostos num iPod. E a tecnologia faz de nós seus lacaios. Seus dependentes eternos. Faz futuros escritores dependentes do Word. Faz futuros arquitectos dependentes de programas complexos e ordenados por sabe se lá quem. Faz nos tirar um curso cada mês para não sermos ultrapassados por uma criança de sete anos. Faz nos depender dos mais novos, pois eles são os mais velhos de hoje.
O mundo está trocado pela tecnologia. Basta tempo e dedicação, e somos donos do mundo. Pelo menos do nosso. Daquele que nos dão a conhecer, o digital. O mundo digital faz-nos habitantes do sonho chamado “aldeia global”. O sonho tão próximo da realidade, e contudo com tanta falta de carácter e ordem que talvez nunca passe disso, um sonho. Um sonho, mas não de todos nós.
Maltratam-se as pessoas, pois o seu trabalho de horas é convertido em nada. Em um pequeno ecrã negro, de plasma. Abismados com a tecnologia, os seus preços e capacidades, nem sabemos bem quem somos. Porque somos lacaios da informática. Feitos para comprar. Para pedir algo mais rápido, eficiente, nosso. Hoje não vemos fotos em álbuns. Hoje não ouvimos música em CD’s. Hoje não escrevemos em papel. Hoje não andamos, navegamos.
O mundo é plano. A tecnologia é frustada. Exigimos rapidez máxima! E hoje, em vez de corrermos para dizer a alguém:
“Amo-te.”
Preferimos mandar um SMS ou um E-mail. E se hoje queremos falar com alguém para ouvir a sua voz e sentirmo-nos especiais e amados; para a ouvir dizer:
“Gosto de ti.”
Preferimos telefonar, pois a voz ao telefone parece tão igual á de ao vivo.
O mundo está diferente. Não precisamos de um velho do Restelo para o perceber. Todos o sabemos. Não sou um velho. Não noto as diferenças tanto como outros. Mas sou novo. E no mundo de hoje todos somos novos. Todos tentamos nos adaptar a este mundo sempre igual e contudo sempre em mudança. Hoje, ninguém é adulto, pois todos

1 comentário:

Darkinha disse...

Infelizmnt isso ocorre cada vez mais, somos escravos da tecnologia...
nao conseguimos sobreviver sem nada moderno...

se fizemos como antigamnt nao teriamos um blog mais sim um jornal onde redigiamos os nossos pensamentos... e msm assim muitos dos nossos pensamentos nao seriam publicados...

logo o mundo da tecnologia tem algum valor, apesar das consequencias...

mas tudo hoje em dia tem consequencias...

p.s dsclp a invasao

bjs