quarta-feira, 21 de março de 2007

Cada vez conheço menos de mim mesmo

A julgar pela minha personalidade, diria que sou imprevisível. E contudo, vezes e outra vez repito-me. Dou por mim a olhar para o passado. A dar a mão para quem a quiser recolher. A cair para um abismo invariável e repetitivo de desilusão. Cada vez conheço menos da personalidade que adoptei. Julgo ter convicções e ideias.
Mas como todo o mundo, reajo de maneira esquisita ao inesperado. E cada um de nós reage de modo diferente. Uns bloqueiam. Outros estremecem. Outros desmaiam. Cada um tem a sua maneira de reagir ao inesperado. É inevitável. Nada indicava que acontecesse, basta-nos não cair de desilusão ou ilusão.
E eu, cada vez menos reconheço quem sou. De um segundo posso estar irritado, frustrado e aniquilado; e noutro já estou respondão, calmo e companheiro de sempre. Cada vez acho mais que nunca estaremos preparados para viver. De todas as coisas que a vida têm, o curso de como viver, é o mais difícil de ensinar.
E se houvesse curso de como viver, quem o ensinaria? Ninguém esteve cá mais que uma vez. Ninguém viveu a vida ao seu máximo. Ou talvez não? Mas quem somos nós para julgar quem vive melhor ou não? Cada um ao seu modo, acho que no fundo não tentamos viver, apenas sobreviver.
Procurar no nosso intimo aquele sentimento de felicidade. Alguns matam para se sentirem felizes. Outros coleccionam selos. Cada um a sua maneira. Acho que tentamos procurar essa razão ou suporte para não pararmos. E no fundo, será justo dizer, que nunca vivemos, apenas não morremos?
Cada vez conheço menos de mim mesmo. Com reflexões confusas e difusas, começo a achar que nem vontade para sobreviver tenho. Mas cada um a sua maneira esperamos que o Sol nasça amanhã. Esperamos que o mundo que julgamos conhecer, não mude. Cada um á sua maneira, com as suas manias e ideias. Cada um, e um só.

2 comentários:

Queenie disse...

Será que alguma vez nos iremos conhecer a nós próprios a 100%? Eu acho que não, pois somos muito imprevisiveis...
Quanto á felicidade? O que é a felicidade? A felicidade não passa de um estado de espirito monomentâneo, agora estás feliz porque compraste um carro novo mas daqui a pouco já não estás... Ninguém consegue a felicidade plena. Temos apenas que nos encher de coragem e tentar contornar todos os nossos problemas, fazer deles um exemplo para não voltarem a acontecer... E amanhã é um novo dia, uma nova esperança...
Eu falo por mim, sou extremamente positiva e paciente e com isso tenho alcançado os meus objectivos de vida. Devias fazer o mesmo ;) mesmo que por vezes seja dificil...

Beijinhos e tem um bom dia :)

Fernanda Maria disse...

como duas pessoas em diferentes continentes poderiam estar tão proximas? vida muito comum.