quinta-feira, 19 de abril de 2007

Textos soltos: “O homem age, O animal reage”

De facto o homem age, e ao contrário do animal ele não age por instinto mas por livre vontade. Cada acção do homem tem uma intenção, motivo sendo o agente que a pratica. O homem pratica a acção deliberadamente e voluntariamente. Sabe o que faz, e porque o faz. Mas, por vezes, acidentes acontecem ou mesmo acções das quais não nos damos conta. Se numa altura infortunada partimos involuntariamente um objecto, ou o partimos de propósito ou sem querermos. Se o fizéssemos sem querer, não se trata de um acontecimento mas de uma acção. Tal como a respiração ou deitar sangue duma ferida, não somos nós que a controlamos mas acontece. O acontecimento, ao contrário da acção não necessita de ser voluntário ou consciente. Assim o homem de facto só pratica uma acção voluntariamente e conscientemente. Não claro afirmando que o homem é perfeito. Apesar de praticar uma acção consciente e por livre vontade, não significa que esta esteja correcta, alias esta estará correcta, mas para quem a pratica. Este sabe que a prática, fá-lo de livre vontade, e sabendo o que faz e as suas consequências. Assim aquilo que para nós é incompreensível, para ele parecerá totalmente normal. É o censo de quem pratica a acção que conta para ser voluntária ou não.

Agora a questão é, o animal age? Antes de tentar responder a questão pertinente, é necessário definir animal. Animal, sobre um primeiro olhar, uma primeira impressão, é seres vivos. As plantas são seres vivos, mas não são animais. Os seres humanos são animais, mas são considerados por racionais. Animais racionais…mas qual é a razão dos animais não o serem também? Os animais também amam, também sentem pena e saudade? Mas são denominados, por nós, como seres irracionais. De certo modo os seres irracionais somos nós e não os animais. Não são os animais que matam os seus semelhantes, não são os animais que simulam a realidade do passado e futuro para divertimento do presente?. Se formos a analisar bem, os animais são muito mais normais do que nós. Mas pelo que parece as suas acções não são racionais, estes não têm capacidade para pensar. De facto sentem pena, saudade quando anseiam pelo retorno do seu dono. Estes reagem pela pouca lógica que tem. Os gatos fazem festas para receber comida, os cães obedecem ao dono pela lealdade a este. Sabem que se agirem de um modo receberam o que querem. Tal como uma criança quando faz uma fita, sabe que receberá o que quer, eventualmente.

O homem age, o animal reage. Assim o homem, como ser racional age. O animal como ser irracional simplesmente reage para com as acções. Apesar de tudo, a reacção é impulsionada por uma acção. Assim os animais, necessitam de uma acção para reagirem. A reacção a uma acção é tratada por instinto. Assim o animal age por instinto e o homem age por sua vontade, voluntária e consciente.

4/12/05

Sem comentários: