quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

E viva ao Dia Mundial do Silêncio

Desde quando é que as sirenes se tornaram comuns? Desde quando é que os acidentes de carro se tornam um hábito? Desde quando? Hoje assisti a um acidente. Polícias rodeavam o local. Coletes reflectores e olhares inocentes de gente que apenas queria chegar a casa a horas. Ao longe uma sirene a pedir prioridade na estrada.
E é tudo normal. Todos andam. Todos percorrem a sua vida. E contudo não consigo deixar de olhar. Deixar de me admirar. Tornou-se tão comum.
E a vida continua. Constantemente ouço sirenes. Ouço aviões a voarem de um lado para outro. Ouço pessoas a discutirem os seus problemas. O som é tanto que constato uma triste realidade.
Gostava que pudesse haver um dia chamado de “Dia Mundial do Silêncio”. Onde todas as pessoas falariam umas com as outras, mas em silêncio.
Um dia em que as pessoas não precisassem de discutir ou morrer. Um dia em que as ambulâncias e os polícias não fossem necessários. Um dia em que cada um respeitasse o próximo e não fosse preciso a prevenção de acidentes ou fugas a lei.
Um dia em que todos pagassem impostos, todos telefonassem para um amigo esquecido, todos se dessem bem. Um dia de silêncio. Sem conflitos, acidentes ou mortes. É apenas isso que peço, um “Dia Mundial do Silêncio”. Será possível?

Sem comentários: