segunda-feira, 7 de maio de 2007

Diário da juventude

“Somos jovens. Temos problemas.
O mundo é um lugar horrível, detestável e adulto. Não nos respeitam. O que mais queríamos era que parassem de nos tentar entender. Somos como somos. Temos as nossas coisas. Que fiquem fora deles, que é aí o vosso lugar.
Temos problemas, muitos problemas. Estudamos que se farta e ficámos fartos de tanto estudo. E depois pedimos para sair á noite ou ir ao cinema e cortam-se logo. É injusto. Temos vontade de um dia ter dinheiro nosso e que nos parem de controlar. Detestamos ser controlados! Sempre a espreitar, a telefonar e mexericar sobre as nossas coisas. Parem de as tentar entender.
Estudamos até matar, e depois se recebemos uma nota má começam logo a refilar. Somos humanos! Se calhar gostavam que fossemos como aqueles totós que estão sempre a estudar e que não têm vida pessoal. Não. Nós queremos ter vida.
E se queremos alguma roupa, temos razões. Tal como quando pedimos e pedimos para poder sair á noite, mais uma vez, ou chegar tarde á casa. Se o pedimos é porque o realmente queremos. Não íamos pedir-vos algo apenas para vos ver chateados ou a fazer contas á vida. Não gostamos de discutir, mas ás vezes é o que merecem! Já vos dissemos que nos deixem de tentar entender. Temos as nossas razoes, princípios e desejos.
Se arranjamos namoros começam logo a desatinar e a perguntar pelos estudos. Por acaso nós desatinamos quando querem ir festejar algo? Ou quando se deitam diariamente ás tantas a ver programas de porcaria na televisão? Se nada vos impede de o fazerem, então por favor parem de nós tentar parar. Se queremos algo deixem-nos ter. Não somos burros.
Agradecemo-vos pela educação, vida e casa. Dinheiro, saúde e amor. Agora deixem-nos seguir a vida, tomar escolhas e arranjar namoros. Mudar a aparência, deitar tarde e gastar dinheiro. Pode vos custar muito, sem dúvida. Mas somos nós um fardo para vocês? Se nós aturaram sempre, porque desatinam agora? Logo agora que a vida começa a ser mais difícil? Agora que começa a ser mais diferente, divertida e interessante. Obrigado por tudo, e que respeitem o nosso espaço. É tudo o que pedimos.”

Sem comentários: