quinta-feira, 10 de maio de 2007

Resumo de um conto da obra de Eça de Queirós

Resumo de um conto da obra de Eça de Queirós
“Contos – No moinho”

Maria da Piedade é uma triste mulher. Nunca teve o prazer de conhecer o verdadeiro amor, casada com um homem rico nunca teve um trabalho ou alguma necessidade de mostrar o seu esforço ou intelecto no seu quotidiano. Maria da Piedade é casada com um homem doente, João Coutinho, e dispõe de todo o tempo para cuidar da fraca saúde que este ostenta. O seu marido é fraco, disposto aos cuidados da sua frágil mulher, que não socializa com os pacatos habitantes da vila e vive pobremente, com uma monotonia que não a parece incomodar.

No entanto, a chegada de um primo de seu marido, Adrião, altera bruscamente a ordem estabelecida. Já ouvira histórias deste primo, que era um aclamado poeta, homem por quem choravam mulheres, homem por quem jornais aclamavam e glorificavam. Tal eram as histórias, que Maria o imaginou como um homem belo e atraente. Apesar de tudo, acabou por descobrir que estava enganada, ele era um homem simples.
Pela primeira vez ela corou com um comentário de um homem. Pela primeira vez ela falara com alguém com tanta facilidade, com tanta admiração, tanto carinho, tanta confiança. Também o primo poeta via nela uma paixão ardente, uma inspiração, um coração que lhe amava e batia fortemente na sua presença.

Apaixonado, o poeta expõe um futuro onde ambos viveriam, simplesmente como amigos e eternos companheiros. Embora acreditasse na veracidade das suas convicções, num pequeno passeio a um moinho não deixou escapar um beijo sentido, deixando Maria sem reacção. Apesar de tudo, é tarde quando Adrião consta que Maria tem quem amar e cuidar, a sua paixão apenas destruiria toda aquela harmonia. Partiu então.

Para trás deixou uma mulher revoltada, que lentamente deixou tudo para viver na fantasia que um dia voltaria a sentir-se amada, tal como fora no moinho.

23.03.06

Sem comentários: