terça-feira, 23 de janeiro de 2007

A minha indiferença sufoca-me em silêncio

É com um certo desprezo e indiferença, que oiço o telejornal ou as injecções diárias da fome no mundo e guerras. Ignoro-as. Serei eu um ser humano? Um hipócrita? A maneira como simplesmente nos habituou a desgraça dos outros nas notícias das oito. A maneira como hoje em dia somos bombardeados por imagens de crianças negras a chorarem em fotos a preto e branco.
Olhamos e acabamos por ignorar. Já se tornou rotina diária. Aquelas pequenas caixas transparentes, inscritas com algo como “Ajude a missão…” ou “Ajude as crianças sub nutridas por todo o mundo. O certo modo de desprezo como pomos o troco da nossa refeição, como se tivéssemos a fazer um favor, por dispensarmos dez ou vinte cêntimos que não precisamos.
Estaremos nós a fazer um favor, quando ajudamos alguém? Não estamos nós a faze-lo pois sentimos necessidade de ajudar o próximo? Então porquê o olhar indiferente e hipócrita, quando vemos as mortes por todo o mundo, estampadas nas notícias? Deveríamos nós ajuda-los? Ou devemos ignora-los?
Sei onde estou e quem sou. Consigo olhar ao espelho e ter uma certa impressão negativa sobre mim. Virei um cidadão urbano. Demasiado preocupado com os meus problemas. Hoje, recebi mais uma “injecção” de missões e ajudas humanitárias. Senti-me um pouco tocado. Pois, ao ver tanta desgraça, números e estatísticas, percebo que faço parte de uma percentagem mínima de gente no mundo. Apenas pois tenho água, tecto onde dormir, roupa para vestir, educação e amigos.
Sinto-me tocado. Hoje, percebo uma realidade que tantos gostamos de ignorar. Somos, e sou felizardo pelo que tenho, e contudo é com relutância que coloco dez ou vinte cêntimos numa caixa de esmolas, ou num fundo para uma missão. É caso para dizer, serei eu um ser humano?

2 comentários:

Queenie disse...

Em primeiro lugar obrigado, era isso mesmo que te ia pedir para apagares o comentário.
Em segundo lugar claro que és humano, por mais frios que possamos ser, nunca deixamos de ser humanos. A maneira como expõem as imagens chocam-nos, mas é mesmo essa a intensão deles para que possamos fazer alguma coisa. Quase que aposto que o telejornal que estavas a ver era o da TVI. Eles tem uma maneira muito trágica de apresentar as noticias, mesmo sendo realidade, fazem sempre parecer pior do que são. Eu não sou indiferente, as noticias tocam-me mas essa de dar esmolas não é muito comigo prefiro passar em frente e não olhar, se alguém me pedir comida isso nem ponho em causa, agora dinheiro não.

Tem um bom dia e não penses mais nisso :P
Bjs :)

Queenie disse...

Só mais uma coisinha não te esqueças do contador :P ou até que sabe um sitio onde possamos deixar umas mensagens de vez enquando lol

xau :)