sábado, 31 de março de 2007

Férias e a produtividade

Verdade seja dita, que as férias resumem-se, a apenas uma palavra:
Nada.
E por todas os dias de férias, procuramos fazer o mínimo possível. Podemos ter ideias, desejos de combinar encontros com amigos, mas no fim, as férias resumem-se a uma produção do nada. Porque, podemos desejar colocar as leituras em dia, reencontrar velhos amigos, divertirmo-nos, mas concluímos uma existência sem qualquer produtividade.
Estamos de férias, e é para isso que elas servem. Acho, contudo, que nas férias, faz-se alguma coisa. Que no geral, nós até fazemos muito. Apenas a nossa definição de útil nunca está associada ao dia de férias, mas sempre a um dia de trabalho. Porque, para nós, o trabalho nunca provém das férias, mas sempre de um dia trabalho.
Por exemplo, eu, com a mania de escrever textos, estou de férias, e estou a escrever este texto horrível e de péssima qualidade. E contudo, não me preocupo muito, porque, a seguir posso ir dormir, ou ir dar uma volta, sem me preocupar com as horas de chegada, ou se chego ao fim do dia, e posso dizer as coisas que produzi durante o dia.
Portanto, acho que as férias, servem para muito, mas dispenso algumas coisas, que as tornam inúteis. Acho que as férias deviam ser mesmo férias. Longe não só do trabalho, mas de tudo o resto que intoxica a nossa mente e nos faz desperdiçar tempo de repouso.
Porque sei, que as férias para muitos, servem para ver as repetições de séries da Fox, para outros servem para ir para a praia, outros decidem ler, outros viciam-se em jogos de computador, outros vão ao cinema ver a primeira porcarias com um bom trailer, e outros, acordam á uma da tarde e não fazem nada o resto do dia. Acho, que cada um á sua maneira, não sabe bem o que fazer nas férias. Ao menos orgulham-se, quando ao regressar das férias, dizem aos seus amigos:
“Epa, estas férias não fiz nada!”
E as férias resumem-se a esta expressão.
Por cá, fui de férias, volto para a próxima semana.

2 comentários:

_+*Ælitis*+_ disse...

Quem me dera ter ferias neste momento e podes crer que seria para dizer a mesma coisa: dizer que nao fiz nada, poder dizer isso e disfrutar sem parar, que alegria!

beijos meus :)

Queenie disse...

Também quero férias :((
Infelizmente só tenho no verão e enquanto uns tem férias os outros trabalham para por o país a andar :P

Aproveita bem estes dias.
Beijinhos e já agora uma boa Páscoa :)